5 dicas para o crescimento do cabelo tipo 4b e 4C

By Samadar Kintê - 22:41

Quando cuidava do meu cabelo crespo, ainda não existia essas divisões de tipo de cabelo ou essa avalanche de produtos é técnicas para o cuidado dos crespos/cacheados, mas uma coisa é certa, até hoje a predileção pela escolha dos cabelos "domáveis" ainda continua a mesma. Mas como não sou de reclamar sempre das mesmas coisas, essa nova onda trouxe-me várias dicas para os cuidados com meus cabelos que eu ainda não sabia, principalmente no quesito crescimento.

O padrão de ondulação de nossos fios variam em um padrão de "s" ou "z", por isso temos menos camadas de cutícula do que os outros tipo de cabelo o que significa que temos menos proteção contra os danos físicos do ambiente como os raios uv, danos ao pentear, pranchar ou escovar e principalmente os alisamentos. E todo cuidado é sempre bem vindo principalmente quando é para atingir o objetivo de ter um cabelo saudável e um comprimento dos sonhos.

1. Condicionar, hidratar e selar as cutículas frequentemente

Esse é o principal desafio que o nosso tipo de cabelo sofre. Reter a umidade. Sei que cada cabelo é uma sentença, mas existe cuidados específicos comuns para classificação de cada tipo de cabelo. Então dicas que vou dizer aqui são especialmente para os cabelos de classificação 4.
O ideal para essa etapa é usar hidratantes que tem água como ingrediente principal, ela vai hidratar os fios de dentro para fora, mas é preciso que os mesmos tenham uma consistência cremosa e composto com óleos pesados ou manteigas para selar a umidade. Se não vier na composição coloque-as você mesmo, usando óleos e manteigas,mas não se esqueça que tem que ser de origem vegetal.

Eu costumo a fazer hidratação profunda uma vez por semana. A frequência com que você vai hidratar o seu depende de vários fatores, incluindo a necessidade que seu cabelo esteja precisando, se estar demasiadamente poroso, se você utiliza secador, se tintura ou descolore o cabelo e os produtos que usa, tudo isso influência.

2. Lavar em seções

Já percebeu como os fios de nossos cabelos embaraça com frequência, principalmente na hora em que estamos lavando-os? Pois bem, minha dica é lava-los por seções, primeiro porque reduzimos os nós e o encolhimento, além de aliviar a força na hora de desembaraçar esse é o melhor momento de faze-lo pois o cabelo está bem mais maleável. 
Para lavar em seções é bem simples. Divida os cabelos em grandes tranças ou prenda-os com grampos de cabelo, enquanto lava  cada seção individualmente. Deixe para desembaraçar na hora que aplicar o condicionador.

3. Manter o cabelo esticado, esse será seu melhor método 

Manter o cabelo esticado vai ajudar a reduzir a ruptura dos fios e emaranhados. Quando digo estilo esticado talvez pareça estranho, mas não sei se tem um outro modo de dizer, esse modo incluem torções, twists ( eu uso sempre esse), tranças etc. Eles evitam que os fios se entrelacem e quebrem.

4. Seja gentil na hora de desembaraçar

Use sempre pentes de dentes largos ou seus próprios dedos, eles são uma ótima ferramenta para ajudar nessa tarefa. Ambos minimizam os agarrões e puxados durante o momento de desembaraço dos cabelos. Se você optar por usar o pente ou escova seja gentil na hora, se ouvir o seu cabelo estalar ou quebrar, você não está sendo gentil o suficiente.

6. Sua dieta é o grande segredo!

Nosso cabelo só cresce saudável quando é de dentro para fora. Beba muita água e incorpore verduras e legumes mais saudáveis em suas refeições. Alimentos ricos em vitamina C e A,  ferro, minerais são todos benéficos para o crescimento do cabelo.

E vocês quais são as dicas que usam para cuidar de seu cabelo tipo 4?

  • Compartilhe:

Você também pode gostas desses assuntos

0 comentários

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!