Guia In Action Plan #07 - COMUNIQUE SUA IDEIA

By Samadar Kintê - 14:00

SAMADAR-KINTE-GUIA-IN-ACTION-PLAN-COMUNIQUE-SUA-IDEIA-07

In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

Não adianta você ter uma ótima ideia se não sabe comunica-la muito menos vende-la. Essa é a nossa tarefa de hoje. Vamos aprender a construir o pitch da sua ideia de negócio.

Tarefa: Construir o pitch do projeto
Ferramenta: Brainstorm e Elevator Pitch    

VOCÊ SABE O QUE É PITCH?

Se sua resposta for não, vai descobrir agora o poder dessa palavra!

O termo é usado no mundo corporativo que tem como objetivo fazer a apresentação e venda de sua ideia a um determinado publico em apenas 1 minuto. O elevator pitch como é formalmente conhecido é aquela simples conversa de elevador, algo rápido, o bate-papo que acontece antes de se chegar ao andar de destino. O que você precisa saber é que o Pitch vai ser o seu discurso concreto na hora de você vender sua ideia.O primeiro passo é pensar em sua audiência de como conseguir sua atenção e consecutivamente gerar interesse.
No final do exercício de hoje, você já vai conseguir olhar sua ideia de forma mais ampla e objetiva, ter definido seu ramo de atuaçãosetor e público alvo. Ao final desse exercício compartilho com você o pitch que fiz exatamente para esse guia.

MEU PITCH - O guia In Action Plan é um guia digital sobre realização de ideias no mundo. Pensado para um publico verdadeiramente interessado no tema, mas não sabem como nem por onde começar. 
O guia é um plano estruturado e já testado que ensina esse passo-a-passo esse caminho e está disponível na integra no meu blog pessoal: www.samadarkinte.com de acesso totalmente livre e gratuito.

PARA CRIAR SEU PITCH

Você vai precisar considerar essas 3 palavras: Simples, Concreto e Crível

SEJA SIMPLES - Encontre o coração da sua ideia é exclua todo o resto de informação em seu discurso. Porque o cérebro humano não consegue absorver todas as informações, e se você não eliminar o excesso a sua audiência vai fazer isso por você. As pessoas possuem suas próprias bagagens e vão utilizar suas experiências como referência, o nosso cérebro faz isso automaticamente. E elas vão fazer do jeito que bem entenderem e não é isso que queremos.

SEJA CONCRETO - A linguagem concreta ajuda as pessoas a entenderem novos conceitos. Por isso é mais fáceis de serem lembradas. Mas o que torna algo concreto? Se você consegue examinar com seus sentidos, ele é concreto! Vou dar um exemplo: "é um guia digital de realização de ideias" é concreto "é um guia digital com um ar inovador ou criativo " é abstrato.
Outra dica é que nessa etapa, você consiga gerar curiosidade, isso vai deixar sua audiência ansiosa para saber mais sobre seu projeto. Você precisa falar somente dos benefícios, não das características de sua ideia, precisa vê concretude nelas.

SEJA CRÍVEL - O que é que faz uma pessoa acreditar em sua ideia? Sei que pode parecer uma pergunta muito abstrata pois, cada pessoa é tocada por um aspecto motivador diferente. Mas eu posso te dizer agora os quatros principais motivadores universais, que sensibiliza uma pessoa, que são:
  • Experiência Pessoal (a gente acredita, pois já tivemos experiências pessoais que nos fizeram acreditar)  
  • Família (a gente acredita, porque parentes e amigos acreditam) 
  •  (Sim, acreditamos pela crença e fé em determinada coisa) 
  • Autoridade (a gente acredita, porque alguma autoridade no assunto, nos fez acreditar)
Esses gatilhos são bem poderosos. Por isso não tem um caminho fácil, você vai precisar aplicar os dados recolhidos no seu Mvp e o exercício do mapa da proposta de valor o Perfil da Persona para te ajudar nessa tarefa, vai ser essencial! Agora pega seu caderno de projetos e vamos começar!

HORA DO EXERCÍCIO

samadar-kinte-apreendedores-blog-in-action-plan-exercicio-pitch


É isso! Pelo menos por hoje. Entendeu tudinho? Deu para acompanhar e realizar o exercício? Quero muito saber sobre o que você gostou, se achou o conteúdo relevante e tudo mais que quiser acrescentar. Agora não esquece de compartilhar com sua rede de amigos e empreendedores criativos viu!

Beijo Grande :)

  • Compartilhe:

Você também pode gostas desses assuntos

0 comentários

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!