Guia In Action Plan #05 - FAÇA ACONTECER

by - 14:00

SAMADAR-KINTE-GUIA-IN-ACTION-PLAN-FACA-ACONTECER-05

In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

Hoje vamos dar o passo mais importante dos nossos estudos, tirar finalmente sua ideia do papel. Essa é uma das etapas que mais levanta preocupações e dúvidas dentro de qualquer projeto. Por vezes encarado como bicho-papão e inviabilizador de vários sonhos. Como monetizar uma ideia quando você não tem nenhuma reserva ou investidor em potencial? O que muitos esquecem é que o primeiro apoiador de uma ideia é seu próprio criador.
Nesse módulo você precisa identificar quem pode ser seus primeiros investidores. E o primeiro passo  é mobilizar a sua rede pessoal de contatos e compartilhar com eles sua ideia.

Tarefa: Quantidade de recursos captados
Ferramenta: Pirâmide de Financiamento

CONHECENDO SUA PIRÂMIDE

1. Comece por você - Ninguém apóia uma ideia se o próprio autor não faz esforço para monetiza-la. Comece realizando ações que só dependam de você. Da sua lista de passos no que você pode investir? Criatividade nessas horas para encontrar soluções viáveis de baixo ou nenhum custo é crucial para você já vê sua ideia tomando corpo no mundo real.

2. Amigos e familiares - Sua rede pessoal são grandes aliados nessa fase. Quando essa relação é construída sadiamente, se torna uma rede muito forte e de alto impacto, tanto para o lado positivo como negativo, por isso cuidado para não ser inconveniente. Existem diversas formas que esse segmento pode atuar: permutas, realizando de alguma tarefa do seu checklist, divulgação e compartilhamento na rede de contato deles, colaboração financeira ou até mesmo compra do próprio produto, depois de finalizado.

3. Investimentos Externos - Os investimentos se resumem basicamente em três pilares: Investimentos Pessoais (são suas reservas pessoais), Potenciais Investidores (se resume em empréstimos em bancos e financeiras, investidores que gostaram da ideia e decidem apoiar a ideia, com interesse em dividir parte dos lucros) e Monetização Colaborativa (São sites de financiamentos coletivos, onde é realizada vaquinhas online para apoio de diversos projetos com contrapartida de seus criadores). Mas fiquem atentos, as pesquisas apontam que em sua grande maioria os projetos mais financiados por esse último segmento, são aqueles de grande alcance populacional e de alto impacto social ou coletivo.

HORA DO EXERCÍCIO

Pegue seu checklist e divida com sua rede, de acordo com cada atividade necessária para a execução de seu projeto. Essas atividades são as mesma que você listou no módulo passado. Abaixo segue o meu exemplo e de como apliquei em meu projeto.

Agora é hora de acionar sua rede e começar a meter mão na massa. Já adianto que muitas coisas podem não sair como planejado, mas é nessa hora que seu jogo de cintura e sua criatividade vão precisar entrar em cena.
Se algo não funcionar ou der errado, não pode desistir, pense em uma nova solução e volte a meter mão de onde parou, não pera muito tempo no mesmo problema, se neste momento não tiver rolando tire esse item da lista, mas vale lembrar que só faça isso se o mesmo não exercer impacto direto na execução do seu serviço/ projeto. E o mais importante "Feito é melhor que perfeito"!

O ideal de perfeição do seu projeto vem com o tempo, diante de seus erros e acertos e de como você aprende com eles, por tanto não se cobre tanto nesse momento, o importante mesmo e tirar sua ideia do papel da melhor maneira possível nesse momento. O resto são só ajustes!

Vamos que vamos que agora você estar mais perto de vê sua ideia fora do papel. E se achou esse conteúdo útil, compartilha com sua rede de amigos. Te espero semana que vem!

Beijo Grande ;)

You May Also Like

0 comentários

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!